quarta-feira, 2 de abril de 2008

Jesus e a Rigidez das Leis

Vejam a passagem:

Mateus 5, 1

17Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. 18Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. 19Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. 20Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.



Como ela pode condizer com as pretensas contradições abaixo:

Adultério

Levítico 20, 10

10– Se um homem cometer adultério com a mulher de outro, ele e a mulher deverão ser mortos

João 8,1

Jesus perdoa uma mulher apanhada em adultério

1[Depois todos foram para casa, mas Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos. 3Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. 4Eles disseram:

– Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. 5De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso?

6Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. 7Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles:

– Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!

8Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão. 9Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. 10Então Jesus endireitou o corpo e disse:

– Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você?

11– Ninguém, senhor! – respondeu ela.

Jesus disse:

– Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!]

Jesus, a luz do mundo

12De novo Jesus começou a falar com eles e disse:

– Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.

13Os fariseus disseram a Jesus:

– Agora você está falando a favor de você mesmo. Por isso o que você diz não tem valor.

14Jesus respondeu:

– Embora eu esteja falando a favor de mim mesmo, o que digo tem valor porque é a verdade. Pois eu sei de onde vim e para onde vou, mas vocês não sabem de onde vim, nem para onde vou. 15Vocês julgam de modo puramente humano; mas eu não julgo ninguém. 16E, se eu julgar, o meu julgamento é verdadeiro porque não julgo sozinho, pois o Pai, que me enviou, está comigo. 17Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. 18Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho a meu respeito.

19– Onde está o seu pai? – perguntaram.

Jesus respondeu:

– Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.

20Jesus disse essas coisas quando estava ensinando no pátio do Templo, perto da caixa das ofertas. Ninguém o prendeu porque ainda não tinha chegado a sua hora.



O leproso purificado

Lepra

Levítico 13, 45

46Enquanto sofrer de uma doença contagiosa, a pessoa continuará impura e precisará morar sozinha, fora do acampamento.

Mateus 8,1

1E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. 2E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. 4Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Jesus perdoa

Mat 9, 1

Ex 29, 36 - 36Cada dia ofereça um touro novo como sacrifício para conseguir o perdão dos pecados de todos. Com um sacrifício para tirar pecados você purificará o altar e depois o ungirá a fim de torná-lo santo. 37Faça isso todos os dias, durante sete dias. Então o altar ficará completamente santo, e qualquer pessoa ou coisa que tocar nele sofrerá por causa do poder da sua santidade.

Lev 1, 4 4Ali ele porá a mão na cabeça do animal a fim de que seja aceito como sacrifício para conseguir o perdão dos seus pecados.

Lev 4, 26 - Assim, o sacerdote oferecerá o sacrifício para conseguir o perdão de pecados, e o homem será perdoado

Lev 5 etc ... "assim o sacerdote oferecerá um animal....." Sempre sacerdote e animal


Seriam esses livros intermediários entre a lei e a graça?

Pv 16, 6 = 5O Senhor detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum.

6Quem é bom e fiel recebe o perdão do seu pecado, e quem teme o Senhor escapa do mal.

7Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos.

8Ser honesto e ter pouco é melhor do que ter muito lucro com desonestidade.

Daniel 9:24

— Daniel, o castigo do seu povo e da sua santa cidade vai durar setenta anos vezes sete, até que termine a revolta, e o pecado acabe. Então o seu povo vai conseguir o perdão dos seus pecados, e a justiça eterna de Deus será feita. A visão e a profecia serão cumpridas, e o santo Templo será inaugurado de novo.

Oséias 8:11

— O povo de Israel construiu muitos altares para conseguir o perdão dos seus pecados, mas esses altares só servem para que o povo peque ainda mais.



Menstruação

Levítico 20, 18Se um homem tiver relações com uma mulher durante a menstruação, os dois deverão ser expulsos do meio do povo. Os dois ficaram impuros, pois quebraram as leis da pureza a respeito da menstruação

Levítico 15 25A mulher que tiver hemorragia ou que continuar menstruada além do tempo normal ficará impura como durante a menstruação. 26Qualquer cama em que ela se deitar e qualquer coisa em que se sentar durante esse tempo ficarão impuras. 27E quem tocar na cama ou naquilo em que ela se sentou ficará impuro e deverá lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho; e ficará impuro até o pôr-do-sol. 28Quando a hemorragia parar, ela deverá esperar sete dias e então estará pura. 29No oitavo dia ela pegará duas rolinhas ou dois pombinhos, irá até a entrada da Tenda Sagrada e entregará as aves ao sacerdote. 30Este as oferecerá como sacrifício, uma delas como oferta para tirar pecados, e a outra como oferta que será completamente queimada. Assim, na presença de Deus, o Senhor, o sacerdote fará a cerimônia de purificação, e a mulher ficará pura.

31Essas leis são para livrar os israelitas das suas impurezas, a fim de que não morram por tornarem impura a Tenda Sagrada, que fica no meio do acampamento.

Jesus cura uma mulher e uma menina

Marcos 5.21-43; Lucas 8.40-56

18Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:

– A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo.

19Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram.

20Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. 21Pois ela pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.”

22Jesus virou, viu a mulher e disse:

– Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.

E naquele momento a mulher ficou curada.


Mortos

Números 19, 11

11– Quem tocar em algum defunto ficará impuro sete dias. 12No terceiro dia e no sétimo essa pessoa deverá se purificar com a água da purificação e ficará pura. Mas, se ela não se purificar no terceiro dia e no sétimo, não ficará pura. 13Toda pessoa que tocar num defunto e não se purificar ficará impura porque a água da purificação não foi jogada sobre ela. Ela faz com que a Tenda de Deus, o Senhor, fique impura. Essa pessoa não pertencerá mais ao povo de Israel.

14– Se alguém morrer numa barraca, quem entrar nela ou estiver nela ficará impuro sete dias. 15O pote ou jarro que estiver aberto ou destampado ficará impuro. 16Se no campo alguém tocar numa pessoa que foi morta ou teve morte natural, ou tocar em qualquer osso de gente ou numa sepultura, ficará impuro sete dias.

Mateus 9, 23

23Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música de enterro e viu a multidão numa confusão geral, 24disse:

– Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo!

Então começaram a caçoar dele. 25Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. 26E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região.

Lucas 8, 49

49Jesus ainda estava falando, quando chegou da casa de Jairo um empregado, que disse:

– Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.

50Jesus ouviu isso e disse a Jairo:

– Não tenha medo; tenha fé, e ela ficará boa.

51Quando Jesus chegou à casa de Jairo, deixou que Pedro, João e Tiago entrassem com ele, além do pai e da mãe da menina, e mais ninguém.

52Todos os que estavam ali choravam e se lamentavam por causa da menina. Então Jesus disse:

– Não chorem, a menina não morreu; ela está dormindo.

53Aí começaram a caçoar dele porque sabiam que ela estava morta. 54Mas Jesus foi, pegou-a pela mão e disse bem alto:

– Menina, levante-se!

Cegos

Levítico 21, 18 - Nenhum homem com defeito físico poderá apresentar as ofertas: seja cego, aleijado, com defeito no rosto ou com o corpo deformado; 19ninguém com uma perna ou braço quebrado; 20ninguém que seja corcunda ou anão; ninguém que tenha doença nos olhos ou que tenha sarna ou outra doença da pele; e ninguém que seja castrado. 21Nenhum descendente do sacerdote Arão que tiver algum defeito poderá me apresentar as ofertas de alimento; se ele for defeituoso, estará proibido de oferecer o meu alimento. 22Esse homem poderá comer dessas ofertas, tanto as que são sagradas como as que são muito sagradas; 23mas ele não poderá chegar perto da cortina do Lugar Santíssimo, nem chegar perto do altar, pois tem um defeito e tornaria impuras essas duas coisas. Eu sou o Senhor, e eu as dediquei a mim.

Deuteronomio 28, 28 - 28O Senhor os castigará, fazendo com que fiquem loucos, cegos e confusos

MAteus 9 - Jesus cura os cegos





Nenhum comentário: