quarta-feira, 2 de abril de 2008

Essênios e Jesus

Imagine, os essênios moravam em cavernas afastados da civilização, clamavam que Deus havia deixado o Templo e agora habitava no deserto, provavelmente João Batista era um líder essênio. Então, Jesus sai de sua casa, vai ser batizado por João Batista, passa 40 dias no deserto, e lá, fora das cidades, junto ao mar da galiléia é que começa a juntar discípulos .... todos obviamente só poderiam pensar: "ele é essênio"

Vejam a passagem:

Mateus 4,1

1Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. 8Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. 9E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. 11Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

Jesus na Galiléia. Os primeiros discípulos

12Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia. 13E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali, 14para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: 15A terra de Zebulom e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações, 16o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou. 17Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

18E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. 19E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no. 21E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com..."

Mas agora ... o que Jesus faz os seus primeiros discípulos??????

Vai a uma festa de casamento Canaã ...

Imagine, levar essênios a uma festa de casamento, uma divertida e agitada festa de casamento, onde as pessoas dançavam animadas e batendo palmas, onde as pessoas bebiam, bebiam tanto que o vinho acabou. E o que faz Jesus? Mais vinho!

Obviamente essa atitude dele foi chocante para os seus seguidores, especialmente na visão dos essênios, tanto que após isso certamente hão de se lembrar que João Batista mandou ir até Jesus e perguntarem se ele era o messias mesmo ou se deveriam esperar outro. Vejam só, João Batista viu Deus falar dos céus com ele, mesmo assim duvidou porque ficou sabendo que Jesus foi a uma festa com bebida....

Vejam que essa passagem também está relatada na bíblia, quando Jesus fala que João não combia e não bebia, e era atacado pelos fariseus, e ele que come e bebe é chamado de beberrão e comilão.

Nenhum comentário: